fbpx

Como investir no tesouro direto

Continua após a publicidade..

Como investir no Tesouro Direto? Felizmente essa pergunta está ficando cada vez mais comum. No Brasil, segundo a CNN, cerca de 10% dos brasileiros investem no mercado de ações. 




É um número baixíssimo perto dos EUA, com 55% dos adultos investindo, embora o Tesouro Direto não tenha ligação com o Mercado de Ação, ele é reflexo da preocupação das pessoas com seus futuros.

Continua após a publicidade..

Até porque, para quem busca por segurança, não existe nenhum investimento melhor que o Tesouro. Vamos mostrar como investir no tesouro direito, em somente 4 passos.




Busque no seu banco junto ao seu gerente como investir na bolsa, é uma forma de ter uma ideia mais abrangente sobre investimento em bolsas.

Continua após a publicidade..

O que é Tesouro Direto?

Como investir no tesouro direto
Como investir no tesouro direto

 Quando falamos sobre investimentos, tanto a Poupança, como o Tesouro Direto são Rendas Fixas. Assim você pode aprender como investir pouco e ter bons rendimentos.




Ou seja, a partir do momento em que você investe é possível saber exatamente o quanto vai ganhar no final do ciclo, diferente da renda variável, como o Mercado de Ações.

Continua após a publicidade..

No Brasil, o tesouro direto rende mais que a poupança, justamente por ser um programa criado pelo Governo Federal.

Em resumo, o programa consiste em vender Títulos Públicos para  pessoas físicas em troca de juros.  Ou seja, você está emprestando para o Governo Federal.

Atualmente, quando pesquisamos sobre tesouro direto hoje vimos que o processo é extremamente simples. Na verdade, tudo pode ser feito 100% online e o melhor, investindo a partir de R$100,00.

Passo a passo de como investir no Tesouro Direto

Bom, chegou a hora de você aprender como investir no Tesouro Direto. É tão simples que resumimos em apenas 4 passos:

Continua após a publicidade..

O primeiro passo de como investir no Tesouro Direto é escolher a sua Agente de Custódia. Ou seja, a corretora que vai ser a responsável por fazer a transação de compra e venda dos títulos públicos.

Existem duas opções para você escolher para ser a sua Agente de Custódia, tanto o próprio Governo, como as Corretoras de Investimentos, como a Touro, Rico e a XP Investimentos, por exemplo.

Para quem quer investir em várias áreas, o interessante é optar por uma corretora privada, Desse modo, além de investir em Renda Fixa, você também pode expandir a sua banca de investimentos.

Faça o Cadastro na Corretora (Governo ou Corretora Privada)

Independente da instituição escolhida, o cadastro é muito simples, porém, é preciso prestar muita atenção. Até porque, a Corretora de investimento será a responsável por ficar com o seu investimento.

Após enviar todos documentos solicitados, o seu perfil entrará em análise. Quando for aprovado, você receberá um e-mail de acesso. 

Esse e-mail é enviado pela própria B3 (Bolsa de Valores), a responsável por negociar os títulos públicos brasileiros. A partir daí você pode ficar investindo os valores que lhe convier.

Transfira o Valor que será investido

Com o cadastro feito, agora é só  transferir o valor para a Corretora. Para quem não tem experiência no ramo do investimento, pode ser algo difícil, até porque, você não conhece a fundo a plataforma. 

Entretanto, no Brasil, existem diversas Corretoras de Investimentos asseguradas pelo próprio Governo Federal, como as mencionadas anteriormente.

Hoje em dia, o investimento pode ser transferido diretamente pelo PIX ou pelo TED e leva poucas horas para cair na sua conta da corretora.

A partir do momento que o valor estiver na sua conta da corretora, já é possível ir para o quarto e último passo de como investir no Tesouro Direto.

Defina seus Títulos do Tesouro

Por fim, mas não menos importante, está na hora de comprar seus Títulos Públicos. Tudo certo até agora?  Ainda tem dúvidas de como começar a investir?

Neste momento, está na hora de escolher quais os títulos públicos que você deseja comprar. Embora o Tesouro Direto seja somente um, dentro dele existem diversas modalidades e formas de investir.

Caso esteja em dúvida, atualmente, todas as plataformas de investimentos tem opção de Simulação e Comparação. Dessa forma, é possível inserir o tempo que deseja investir e a quantidade a ser investida.

Após a simulação como investir, você terá uma base melhor de qual é o melhor investimento em determinado período de tempo.

Dentro das opções do Tesouro Direto, você pode tanto investir por 2 anos, como por 30 anos, cada opção vai pagar diferentes Juros Anuais.

Ficou alguma dúvida sobre como investir no Tesouro Direto? É muito fácil, não é mesmo?

Você está aqui:

Utilizamos cookies para lhe oferecer a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegar, você confirma que aceita estes termos.